sábado, 17 de setembro de 2011

Lavoura à Prova de "Fogo"


A sociedade globalizada vem sendo marcada cada vez mais pela presença de novas e melhores tecnologias na área rural. Dentre tais tecnologias, destacam-se implementos de alta qualidade, além de praticas preventivas em relação a produção. Para maior adaptação às mudanças climáticas, estão surgindo as lavouras à prova de seca e de geada, a fim de que os agricultores possam produzir cada vez mais qualidade aos consumidores. 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) tem alertado, constantemente, que garantir a alimentação no mundo será o maior desafio do século 21 diante dos impactos das altas e baixas temperaturas. Com as mudanças climáticas, todos sofrem. Ao adotar as boas práticas no campo, é possível aumentar a produtividade e reduzir as perdas na lavoura, causadas, principalmente, por fatores climáticos extremos, como secas, geadas e enchentes.
Dentre as vantagens para agricultores, na atualidade, está no zoneamento agrícola de risco climático que permite determinar a melhor época de semeadura e a semente mais adequada a cada área de plantio. No estado do Paraná ,por exemplo, foi realizado o zoneamento em cerca de 40 culturas para prevenção, porém o agricultor não se habituou ainda a esta pratica devido ao fato de ser um novo modelo de plantio, e por isso, as vezes, acaba por sofrer com graves perdas ocasionadas pela seca e pela geada, na maioria das vezes.
Por isso, espera-se que a cada ano que passa, o produtor rural consiga se enquadrar nesses novos modelos de produção e de prevenção, produzindo dessa forma, com sossego, e sabendo que a safra toda será bem aproveitada independentemente de quaisquer fenômenos destruidores de lavouras.
Autoria: Otávio Marcon

Nenhum comentário:

Postar um comentário